Serviços
Redes de Distribuição para abastecimento de Água
Para determinarmos as características dos componentes da rede hidráulica, devem ser analisadas algumas variáveis como cotas, pressão disponível, perda de carga e vazões. Isto é realizado utilizando o método de seccionamento fictício, a fórmula universal da perda de carga, a fórmula de Hazen-Willians e a Bresse.
A especificação dos materiais é aplicada tomando-se como base, catálogos de empresas que abastecem o mercado e de consolidada experiência na fabricação destes, além de consulta as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Os sistemas de abastecimento de água são executados de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que tem como objetivo a instalação de sistemas de captação e abastecimento de água potável para a melhoria da saúde humana, com a finalidade de atender a demanda de consumo de água para inúmeras famílias onde o mesmo é executado.
A água nesses sistemas é oriunda de poços tubulares profundos, também chamados de semi-artesianos que são perfurado e testados antes de suas operações. O objetivo deste sistema é de melhorar a qualidade da água consumida, o nível da qualidade de vida e a saúde destes moradores, uma vez que, em alguns casos, a água consumida não atende os padrões mínimos recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Na maioria das vezes, os beneficiários são comunidades situadas na zona rural, onde há a escassez do líquido em determinadas épocas do ano, bem como, a existência de altas taxas de contaminação dos lençóis freáticos por dejetos de animais e produtos químicos. As etapas de execução destes sistemas são a Perfuração dos Poços Tubulares Profundo, Sistema de Bombeamento, Tubulação Adutora de Água, Reservatório de Água, Base de Assentamento do Reservatório, Cerca de proteção do reservatório, Rede de Distribuição e Abastecimento, escavações, Assentamento da Tubulação com Reaterro das valas.