Água para Viver
ATENDIMENTO: 54 3344-3004
Poços artesianos são obras de engenharia fundadas em estudos geológicos para a captação de águas subterrâneas através da perfuração de grandes rochas que, quando cristalinas, concentram reservas em suas fendas. Para que um poço tubular não se constitua em vetor de contaminação dos aquíferos, a partir de esgotos, fossas, fertilizantes, etc, é fundamental que o mesmo seja bem projetado e bem construído.

Construir um poço artesiano traz inúmeros benefícios, mas é preciso conhecer as técnicas corretas de construção e saber utilizá-lo para ter uma água de qualidade e com volume por mais tempo.

A RIOGRANDENSE POÇOS ARTESIANOS oferece serviços diferenciados com perfuração de 6" a 12" para quem vai construir ou já tem um poço e deseja aprofundá-lo.

Faça um ORÇAMENTO ON-LINE ou contate-nos para maiores informações para perfuração de um poço artesiano em sua propriedade.



RIOGRANDENSE POÇOS ARTESIANOS - ÁGUA PARA VIVER !!



Conheça as etapas de construção de um poço artesiano:

--> Reabertura:

É exigida todas as vezes que houver necessidade de utilização de tubos de isolamento sanitário de maior diâmetro. Ou quando houver a instalação do revestimento com filtro e pré-filtro. Também quando ocorrerem fatores de ordem geológicas que impeçam a colocação de tubos de revestimento de 6 polegadas.
O procedimento também é executado nos casos em que, após a instalação do revestimento do poço na rocha sã, forem encontrados fraturas e/ou materiais inconsistentes, que podem promover o desmoronamento da parede do poço, impedindo a continuidade da perfuração ou até mesmo a utilização do poço. Desta forma, há necessidade de colocação de novos tubos de revestimento em local mais profundo.

--> Revestimento:

Durante a perfuração, ao atingir a rocha cristalina ou sã, é necessária a confirmação de sua consistência para que a obra possa receber os tubos de revestimento, que são utilizados para isolar o aquífero freático, mais próximo da superfície e, por consequência, suscetível a influência do homem, como contaminações.

Nos casos em que a rocha não apresenta consistência ideal para receber os tubos de revestimento, pode haver necessidade de mais horas de confirmação de rocha para que o poço possa ser revestido com segurança. Nesta etapa, tanto a quantidade de tubos de revestimento quanto as horas de confirmação de rocha poderão sofrer alterações para mais do que o previsto no projeto inicial estimado no orçamento. Essa etapa da confirmação de rocha é de suma importância para garantir ao poço qualidade e durabilidade.



--> Perfuração:

A RIOGRANDENSE POÇOS ARTESIANOS é especialista na perfuração de poços tubulares profundos, mais conhecidos como poços artesianos, que em sua grande maioria tem a captação de água subterrânea ligada ao aquífero cristalino ou aquífero sedimentar.

--> Cimentação:

Quando concluídos os serviços de perfuração, a RIOGRANDENSE POÇOS ARTESIANOS realiza a cimentação do espaço anelar entre as paredes do poço e o tubo de revestimento.

--> Filtros e pré-filtros:

São aplicados nos projetos de rocha sedimentar e em casos em que forem detectados problemas com desmoronamento ou desprendimento de material sólido de fraturas. Neste último caso faz-se necessária a reabertura do poço e a recolocação dos tubos de revestimento com filtros e pré-filtros.


--> Desenvolvimento do poço:

Esse procedimento é necessário em poços onde foram utilizados filtros e pré-filtros.
O serviço é executado através de bombeamento por compressor ou bomba submersa, com aplicação de produtos para retirada da lama que adentrou nas camadas sedimentares, promovendo a passagem de maior volume de água.


--> Laje de proteção sanitária - essa fase é necessária para o perfeito isolamento da base do poço artesiano.


--> Teste de verificação de vazão:

Teste que afere os valores hidrodinâmicos do poço (nível estático, dinâmico e vazão de exploração).
Com os dados da perfuração (profundidade e vazão estimada), a equipe especializada da Riograndense Poços Artesianos realiza o Teste de Vazão conforme as normas atuais da ABNT.

--> Análise da água:

Durante o teste de vazão é coletada uma amostra de água e enviada a um laboratório especializado para realização criteriosa de análise da potabilidade. A análise de água segue as especificações do Ministério da Saúde - Portaria 2914.

--> Equipamento de Bombeamento Submerso:

A partir dos dados obtidos no teste de vazão e da necessidade de volume e armazenamento de água por parte do cliente, é possível dimensionar o projeto do sistema de bombeamento submerso.


Vale ressaltar que o projeto inicial pode sofrer alterações, interferindo diretamente na execução da obra e, consequentemente, em seu custo. Fatores como profundidade, vazão, quantidade de revestimento e qualidade da água, diretamente ligados à geologia local, podem implicar em alterações.
GALERIA DE VÍDEOS
A instalação é a etapa final de construção de um poço, deixando-o apto a funcionar normalmente. Consiste na colocação de um equipamento de bombeamento, com tubulações edutoras, um sistema de acumulação (caixa d'água) e um sistema de distribuição da água (chafarizes, encanação, etc...).

A RIOGRANDENSE POÇOS ARTESIANOS possui equipe especializada que realiza a instalação de todo o material necessário para que seja retirada a água do poço perfurado.


RIOGRANDENSE POÇOS ARTESIANOS - ÁGUA PARA VIVER !!

ENTRE EM CONTATO
Tapejara:  54 3344-3004
Assistência Técnica 24hs:  54 9980-5652
riograndense@riograndense.ind.br
Rodovia RS 463, KM 1,5
Saída para Passo Fundo
Tapejara/RS - CEP 99950-000
Curta nossa página no facebook
   
LOCALIZAÇÃO
Copyrigth 2020 © Todos os direitos reservados - RIOGRANDENSE POÇOS ARTESIANOS.
Desenvilvido por